Tratamento com Panhematin®

Panhematin® fabricado pela Lundbeck Inc. em Deerfield, IL, é uma fórmula liofilizada de heme alcalino que deve ser reconstituída imediatamente antes da sua administração. Panhematin® deve ser infundido em uma grande veia periférica ou em acesso central, quando este estiver disponível.

Os médicos receitam Panhematin® para corrigir a deficiência de heme no fígado e para suprimir a produção dos precursores de porfirinas. Panhematin® quase sempre normaliza os valores das porfirinas e dos precursores de porfirinas. Três a quatro mg/kg de Panhematin® diariamente, por quatro dias, aplicados precocemente em uma crise, produzem um efeito altamente benéfico para a maioria dos pacientes. Geralmente observa-se a normalização da pulsação, da pressão sanguínea, da dor abdominal e, também, dos níveis de porfobilinogênio urinário. (PBG). Estes efeitos podem ocorrer dentro de um dia.

Panhematin® é o único tratamento com heme comercialmente disponível nos Estados Unidos. (O Heme-arginato é um outro preparado, mas não se encontra disponível nos ESTADOS UNIDOS). Uma dieta elevada em carboidratos é recomendável para pacientes com porfiria, mas não é considerada, por si só, uma terapia muito eficaz. O tratamento com glicose intravenosa é uma opção para crises leves. Recomenda-se introduzir logo o Panhematin quando, após alguns dias, o tratamento com glicose não tiver alcançado sucesso.

Hoje, médicos experientes no tratamento de porfiria recomendam que se use logo o Panhematin® ao invés de se esperar para ver se somente a glicose poderá resolver o quadro. Entretanto, nem todo paciente que tem uma crise de porfiria precisa do Panhematin®,desde que essa crise seja leve e haja melhora rápida com o uso só de glicose. Para tanto, deve-se primeiramente recorrer a uma consulta e aconselhamento de um especialista. Esta é também a recomendação nos casos de utilização do Panhematin® em uso profilático para impedir crises.

Muitos especialistas recomendam reconstituir o Panhematin® com albumina uma vez q ue isso o torna mais estável. Esta medida ajuda a impedir flebite e seu efeito anti-coagulante. Da mesma forma que o Panhematin®, a albumina é um produto biológico, aprovado e regulamentado pelo FDA.

Além do tratamento com Panhematin®, medidas de suporte tais como cuidados de enfermagem, atenção ao desequilíbrio eletrolítico, medicação apropriada para controle da dor e outros, ajudam a tratar crises agudas.

Durante o tratamento, deve ser dada atenção à hidratação e ao controle do sódio. Os medicamentos prejudiciais devem ser suspensos. Estes incluem barbitúricos, antibióticos, sulfonamidas e muitos outros.

Para questões a profissionais de saúde com relação ao uso geral e administração de medicamentos, ligue, por favor (nos Estados Unidos), para 1-866-402-8520. Se seu médico quiser falar com um especialista em porfiria, com prática na aplicação do Panhematin®, a Fundação Americana de Porfiria (APF) proporcionará, com o maior prazer, esse atendimento.  Chame-nos em 1-713-266-9617, Toll Free 1-866-APF-3635.

Leia Histórias de membros que incluem experiências com Panhematin®:

Para saber mais sobre Lundbeck Inc., visite http://www.lundbeckinc.com.